domingo, 25 de abril de 2010

"Beba coca-cola" - Décio Pignatari

beba coca cola
babe          cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola
             c l o a c a

Em seu poema "beba coca-cola" , poema mais conhecido da produção de Décio Pignatari, é possível encontrar algumas características do Concretismo na poesia: a presença de um símbolo da vida moderna, urbana e industrializada, e a troca na ordem das letras do famoso slogan "Beba Coca-Cola". Mas o tom do poeta é irônico e crítico, principalmente ao usar letras do nome Coca-Cola para terminar o poema com a palavra "cloaca", que significa esgoto, ou numa acepção mais ampla, conforme dicionário Houaiss, "tudo que é imundo, que tem mau cheiro".

9 comentários:

  1. Oi, gostei do seu comentário a respeito da construção do Pignatari. Gostaria de trazer a lume a seguinte questão.
    Se o "beba" é um sinônimo inegável de "tome", e cloaca é o ânus das aves e répteis, não estaria o poeta, de certa forma, mandando o bebedor da coca-cola tomar naquele lugar?

    ResponderExcluir
  2. Nada disso.
    O poema começa como " beber" depois passa prum leve vicio com o "babe".
    Depois do vício, o estrago com o "caco"; difícil largar, submisso.
    Depois passamos pra "cola" tão viciante qnt a coca.
    Por fim o esgoto, a cloaca, o lixo humano sem auto domínio. Semvesquecer que a coca cola serve pra desentupir esgotos...cloacas.
    Esta era a interpretação que eu costumava fazer meus alunos descobrir por si mesmos; mas pode haver outras interpretações óbvio!

    ResponderExcluir
  3. "Besta
    Besta
    Pare de valorizar o que é internacional".

    ResponderExcluir
  4. Ta massa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir